O Gol G5 continua sem dúvida entre os mais queridos entre seus primos. Enquanto luta para voltar ao topo da categoria, as versões mais antigas ainda fazem sucesso. Primeiramente, o Gol já foi durante muito tempo o carro mais vendido do Brasil. Portanto ainda é digno de respeito e assusta a concorrência.

Gol G5 preço

Por outro lado, atualmente o campeão de vendas é o Chevrolet Onix. De acordo com as análises mais recentes, ele é seguido por Ford Ka e Hyundai HB20 que brigam pela segunda posição. Ou seja, o Gol já se afastou vem da liderança. Mas como dizem por aí “quem já foi rei nunca perde a majestade”.

Gol G5 não era a quinta geração do Gol

Enfim, o Gol G5 estreou em meados de 2008. Em primeiro lugar ele chegou com a importante missão de repopularizar o modelo. Sendo assim, apresentou mudanças no visual para chamar a atenção, o que rendeu o apelido, já que tecnicamente não é a quinta geração.

Certamente a estética foi responsável pela nomenclatura, que veio do público. Isso, pois o carro estava em sua terceira geração oficial. Mas ao passar por uma mudança no design, ganhou ares populares de avanço da linha.

Sendo assim o Gol G5 abarca as opções fabricadas entre 2008 e 2012. Por conseguinte, daí pra frente vieram as novas gerações que também foram nomeadas pelos usuários, já que ainda fazem parte da terceira geração do VW Gol.

Gol G5 – lançamento e diferenças

Em resumo, quanto aos dados mais específicos sobre o lançamento, o Gol G5 foi apresentado em junho de 2008. Certamente chegou causando impacto, já que era o primeiro da terceira geração. A pegada era totalmente diferente de tudo que já havia sido feito nos Gols anteriores.

A princípio houve até certo pesar por parte de alguns fãs, que consideraram as mudanças muito radicais. De acordo com alguns, o carro teria perdido suas características clássicas e charmosas.

Leia também:

Por outro lado, isso não durou muito. Não durou, pois, a maioria compreendeu que o Gol precisava evoluir para sobreviver. Acima de tudo devido ao mercado extremamente competitivo e cheio de novidades.

O Gol G5 certamente tinha uma grande responsabilidade. O modelo é um dos mais populares do Brasil desde a década de 1980, por exemplo, quando foi lançado. Sendo assim, deixar a peteca cair e aposentar o carro estava fora de cogitação para a Volkswagen.

O que mais mudou no Gol G5 além do visual?

Certamente a novidade mais interessante foi a mudanças de plataforma. A princípio, a plataforma PQ24, usada também no Polo e do Fox, foi algo novo. O motor transversal também foi novidade. Portanto, isso permitiu que a frente do carro pudesse ser reduzida.

Gol G5 1

Em síntese, havia duas opções de motor no lançamento. A versão 1.0 flex de 8 válvulas oferece de 72 a 76 cavalos de potência. A versão 1.6 de 8 válvulas, por outro lado, oferece de 101 a 104 cavalos.

O Gol G5 também trouxe mais inovações ao estrear o câmbio automatizado iMotion. Em primeiro lugar, a transmissão foi aplicada no VW Polo. Sendo assim, esse foi o primeiro Gol a receber a novidade. Portanto, a caixa de transmissão de cinco velocidades automatizada trouxe novo patamar para a categoria.

Motores do Gol G5

A princípio, o Gol G5 oferecia duas opções de motor quando foi lançado. Ou seja, o 1.0 flex e o 1.6, ambos de 8 válvulas. As versões mostraram ser suficientes para manter a popularidade do carro e alavanca-lo para ganhar mais espaço. Por outro lado, hoje, ainda são dois motores disponíveis, só que mais modernos, econômicos. Certamente são mais eficientes também.

Os novos motores, por fim, são: 1.0 com 3 cilindros (usado no VW UP!, mas com mudanças na calibragem); e o 1.6 da família EA111.

A opção 1.0, resumidamente, integra a nova família de motores menores da Volkswagen, a EA211. Ou seja, os propulsores são mais focados em economia e eficiência do que em potência propriamente dita. Mas isso não é ruim para um carro popular, que geralmente é mais usado para trabalho, estudo, deslocamentos diários e passeios. Por outro lado, é sempre bom saber que há opções diferenciadas e, quando há, elas podem fazer sucesso.

Primeiramente, como acabamos de falar, oferecer versões diferenciadas dos carros é ideia interessante. Afinal, há fãs do Gol que querem poder escolher algo que foge um pouco do convencional do modelo. Portanto, é aí quem entram as opções especiais. Acima de tudo, a Volkswagen sabe que seus carros caíram no gosto popular. Sendo assim, lançar séries diferentes não é um desperdício de criatividade.

Versões do Gol G5

O VW Gol é campeão em versões diferenciadas e, sem dúvida, a maioria faz sucesso. Provavelmente as linhas especiais já sejam planos fixos para cada ano de lançamento do carro. E não era diferente com o Gol G5.

Gol G5 seleção

Em síntese, a maioria das versões especiais do Gol G5 foram lançadas com motor 1.6. A montadora homenageou eventos musicais, esportivos, caprichou na tecnologia e ofereceu opções estradeiras, por exemplo.

Enfim, só entre 2008 e 2012, que foi o tempo de vida do Gol G5, saíram várias versões e muitas bombaram.

– Gol Rock in Rio

– Gol Seleção

– Gol Trend

– Gol Rallye

– Gol City

– Gol Power

Gol G5 Vintage foi a versão mais especial e vinha com uma guitarra

Sem dúvida não podemos deixar de mencionar o Gol Vintage. Ele foi lançado em 2010 e tinha o visual totalmente especial, que era baseado em um conceito do Gol que tinha sido apresentado no Salão do Automóvel.

Gol G5 vintage

Em suma, esse belo carro foi lançado para comemorar os 30 anos do Gol. Sobretudo contava com belo acabamento em preto e branco dentro e fora. Além de todos os diferenciais especiais, contava com todos os itens de série da versão mais equipada do Gol daquele ano.

E não para por aí. O Gol G5 Vintage era acompanhado por uma guitarra Tagima Stratocaster. Certamente um diferencial que fez muita gente se estapear para ter um na garagem. A guitarra, enfim, era estilizada para combinar com o carro e podia ser ligada diretamente no sistema de som dele. Ou seja, guitarristas podiam fazer pequenas apresentações apenas como carro e o instrumento, que tem o design homenageando a consagrada Fender Stratocaster, a preferida de alguns dos maiores instrumentistas da história.

Para saber mais sobre o universo automotivo, acesse Nococarro.net.br.

Gol G5 vintage guitarra
Gol G5 intage interior
Gol G5 ficha tecnica
Gol G5 preço versões
Gol G5
Gol G5 usado

Posts Relacionados


Está matéria tem 0 comentários. Seja o primeiro!

Avaliação